terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Enciclopédia de Forno e Fogão - Bom Apetite


Tão vendo? Prometi e tô cumprindo. Aí está a primeira capa da Bom Apetite, a tal revista de culinária das antigas, que ganhei da mamãe. Elas saíam em edições semanais. Vou postar uma por uma. Esta é a primeira, número 1 mesmo.

1968. Os hábitos domésticos eram bem diferentes dos que temos hoje em dia. Revistas semanais de culinária eram publicadas não pelo simples prazer da gastronomia, mas por necessidade. Esse tipo de publicação era uma espécie de guia para muitas mulheres da época, as autênticas donas de casa. Época de ouro! Eu ia adorar cumprir esse papel social se tivesse sido moça na década de 60. Acho um luxo. Vou postar também uns trechinhos de cada uma, pra vocês perceberem a linguagem voltada pra esse público e as dificuldades que as cozinheiras vivenciavam em meio às suas louças tão simpáticas. Divirtam-se!

Trechinho:

"Como usar as especiarias
Especiarias demais num só alimento podem aterar-lhe o gôsto. Por isso, convém saber dosá-las. Coloca-se um pouco, depois prova-se o prato, em seguida mais um pouco, se for necessário. O que é importante é que não se deve perceber nitidamente o gôsto da especiaria: deve haver, no prato, apenas um sabor sutil, diferente, impossível de ser identificado".

Reparem no acento da palavra "gosto"! E a formalidade da dica? Anos dourados... =]

8 comentários:

Anônimo disse...

Falcones, não sabia dos seus dotes culinariticos....hahahhahahaha....parabéns e obrigado por me fazer um inutil na cozinha! beijos

Luciana Macêdo disse...

Sabe que tam~bém tenho um exemplar. Me pareceque é o nº 6.
Boas receitas.
Bjs!

Jardim Gourmet por Mari Falcão disse...

Oi gente!
Luciana, essas revistas são o maior barato, né?! Não sei ao certo quantas tenho, mas acho que umas 15. Vou checar se tenho a número 6 e ver as receitinhas. ;)

Outra coisa: quero pedir pra quem escreveu esse primeiro comentário se identificar, pois não sei quem
é!!! Se me chamou de Falcones e se auto-intitulou "UM inutil" e não UMA inutil", apesar da grosseria consigo mesmo, deve ser um amigO de faculdade ou de trabalho... tô morta de curiosidade pra saber quem é!!!

beijocas da Foca

pat disse...

Oi!
Estava agora mesmo futucando as receitas de minha mãe. Adoro esta coleção. Tenho vários volumes encadernados formando um enorme livro. E também outros avulsos.
são meu tesouro.
Um abraço.

Unknown disse...

Meu irmão,me deu a coleção,foi dai que eu passei a gostar de culinária bjs!

IVELISE disse...

Esses livros são maravilhosos! MInha mãe t~em todos os fascículos..livros grossos, papel de boa qualidade, hj em dia não se vê mais isso..eu mesma antes de me casar copiei muitas receitas...rsss parabéns pelo post amei!!!!

Unknown disse...

como coseguir as revistas bom apetite

Rebeca Roefero disse...

Gente, minha mãe tinha um livro desse que tinha uma receita que chamava beijo de mulata, eu e meus irmãos já procuramos na internet mas não conseguimos achar. Será que alguém tem essa receita para me passar, ficarei eternamente agradecida.