quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Linguado com molho de limão siciliano e cogumelos grelhados

Por um ano, morei naquelas terras do planalto central, onde o pôr-do-sol é incrível, com todas as nuances de lilás e laranja, e o céu é mais azul que em outros lugares. Lá também mora uma prima querida que, junto com toda a sua família linda, me deu muito apoio e carinho durante minha estada na capital federal. E durante os bate papos tomando café ou almoçando aquele feijão preto delicioso, trocávamos algumas figurinhas sobre cozinha e ficávamos planejando fazer um salmão ao molho de maracujá. Cá estou eu de volta a Belo Horizonte e nunca fizemos o tal peixe.

Semana passada recebi um email da prima contando que fez um robalo (ADORO!) lavado no limão e temperado com sal, embrulhado em papel alumínio com cebola, tomate, e endro. Em homenagem a você, Ana, que adoro tanto, vai outra receitinha de peixe procê experimentar! =]
Peguei do livro "Carlota", da Carla Pernambuco, chef do também Carlota, um restaurante de comida contamporênea no Rio (Leblon).

Beijo grande pra todos aí em Brasília!



Ingredientes
6 porções

Linguado
- 6 filés de linguado de 180 a 200 g cada
- raspas de limão siciliano para decorar

Molho
- suco de 2 limões sicilianos
- 500 ml de creme de leite fresco
- 100 g de manteiga gelada
- sal a gosto
- pimenta branca moída a gosto

Cogumelos
- 3 xícaras de cogumelos variados (paris fatiado (champion), shitake fatiado, shimeji)
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal a gosto
- ciboulleti (aquela cebolinha fininha, fracesa) picada

Faça assim

Molho
Ferva o suco do limão até reduzir à metade. Junte o creme de leite e leve ao fogo até reduzir quase à metade também. Incorpore a manteiga gelada aos poucos, batendo sempre, com um batedor de arame. Não deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Retire do fogo.

Cogumelos
Em uma frigideira grande, aqueça bem o azeite de oliva e junte os cogumelos. (Caso não tenha uma frigideira grande, dividir os cogumelos em duas partes e refogar aos poucos para não juntar água). Frite bem até que os cogumelos fiquem bem secos e comecem a dourar. Tempere com sal e adicione a ciboulletti. Tempere o linguado com sal e pimenta e grelhe também, servindo o peixe com o molho de limão e os cogumelos por cima.

5 comentários:

semente de sésamo disse...

Esse linguado deve ser fantástico!

Marizé disse...

Que receita maravilhosa.

Sem duvida que voltarei aqui mais vezes.

Beijocas

Jardim Gourmet por Mari Falcão disse...

Oi, gente!
Obrigada pelos comentários tão simpáticos! São eles que me estimulam cada vez mais a escrever no Potinho e a buscar novidades e coisinhas interessantes pra trocar com vcs.
Mais uma vez, obrigada!
Beijocas da Foca

Anônimo disse...

oi, belo prato!mas é do carlota né?se não for me desculpa.abraços rafa

Anônimo disse...

oi, belo prato!mas é do carlota né?se não for me desculpa.abraços rafa