quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ervas e especiarias II - O azedinho que é primo torto do limão


Prometi, cumpri. Tudo bem que demorou, mas aqui está o segundo post sobre ervas e especiarias. Hoje vamos conhecer um pouquinho do sumagre, que chamo de primo torto do limão, já que os dois são bem azedinhos.

Por essas bandas ocidentais de cá, o sumagre é tido como uma árvore simplesmente ornamental, ao contrário das cozinhas orientais do Líbano, Síria, Turquia e Irã: lá eles aproveitam suas lindas e brilhantes espigas de bagas vermelhas, que nos servem tanto na cozinha. Ah! Ele é também um dos ingredientes do zahtar, junto com sementes de gergelim torradas e tomilho moído, que tempera deliciosamente almôndegas de carne ou vegetais.

A árvore em si já é linda, com folhas que ficam vermelhinhas no outono, decorando o ambiente por onde nascem. Quando eu tiver minha casinha no campo com quintal e tudo, vou plantar uns sumagres pra alegrar as nuances de verde. =]


A vantagem dessas coisinhas lindas é que seu sabor é bastante adstringente e tem a acidez necessária, sem a aspereza do vinagre ou do limão. Os romanos já sabiam disso há séculos atrás, quando usavam o sumagre, bem antes do nosso velho amigo limão dar as caras na Europa.

Dica: sumagre misturado com iogurte e sua erva aromática preferida faz um molho leve e refrescante. E misturado com azeite pode ser servido com pão para aperitivo. Também vai bem com peixe, saladas com vegetais, frangos e pratos de carne.

Fonte: Dicionário Gastronômico Ervas e Especiarias, de Nelusko Linguanotto Neto, Boccato Editores.

Receitinha com sumagre
Essa receita é de Gilberto Salvador, achado do google. Tks pela receita, Gilberto!

Frango Trípoli

4 pessoas


Ingredientes

- 6 sobre coxas de frango sem pele
- sal
- ½ copo de vinho branco
- 8 cebolas
- 3 dentes de alho
- 2 copos de iogurte natural
- pimenta do reino
- azeite
- 3 colheres de chá de sumagre

Faça assim

Tempere o frango com sal e alho. Refogue o frango no azeite e quando dourar acrescente o vinho branco. Reserve o frango com o caldo formado pelo vinho. Corte em fatias as cebolas e refogue com azeite e alho por 2 minutos. Reserve. Em uma assadeira, disponha o frango e cubra-o com as cebolas e o iogurte. Tempere com o sumagre e a pimenta do reino moída na hora. Leve ao forno forno pré-aquecido por 30 minutos à 200ºC. Sirva com arroz feito com caldo de frango e uvas passas.

Nenhum comentário: