domingo, 24 de fevereiro de 2008

Amanteigados de baunilha


Me lembro bem de esticar a massa dos biscoitinhos de manteiga da mamãe. Fazíamos numa mesa de alvenaria que tinha na copa. Ela era coberta de azulejo branco, ótima pra fazer essas baguncinhas típicas de domingo. Eu gostava mesmo era da textura da massa e das forminhas. Corações, losangos e outras formas enfeitavam os tabuleiros e minha cabecinha. Mais uma homenagem nostálgica à meninice em cima das árvores e fazendo geléia de amora na minha casinha de boneca. Biscoitinhos amanteigados pra fazer na hora que acordar no domingo.
Nesses aqui coloquei baunilha. Ah, as favas são tão lindas! As mais gordinhas são as melhores. Quando furamos suas barrigas fofas e delas extraímos o supra sumo do seu perfume, a sensação é a de abrir um tesouro, que logo logo estará se apurando no seu tabuleiro quente.

Com café, é um estímulo pra acordar numa manhã chuvosa de domingo.



Ingredientes
15 biscoitos de 5cm

- 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo comum
- ½ xícara de manteiga
- 1/3 de xícara de açúcar
- sementes de 1 fava de baunilha ou o quanto você achar gostoso

Faça assim

Numa vasilha junte a manteiga, a farinha e o açúcar. Parta a fava de baunilha ao meio, no sentido comprido do corpo dela e raspe as minúsculas e cheirosas sementinhas pretas com uma faca ou colher. Junte à mistura na vasilha e amasse delicadamente com as mãos até a massa ficar uniforme, bem maleável e ao mesmo tempo sequinha. Se precisar, junte tantinhos de farinha até alcançar esse ponto.
Estique a massa com um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada. Corte com forminhas divertidas ou mesmo com a faca. Leve ao forno pré-aquecido por meia hora ou até ficarem ligeiramente dourados. Sirva com café, ainda quentinhos.

Um comentário:

Marizé disse...

Adorei a simplicidade dessas bolachas assim aromatizadas com as preciosas sementes da baunilha.

Beijocas