quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os 100 melhores do mundo

Há quem diga que é uma grande bobagem. Bobagem por se tratar se uma lista que rotula os melhores restaurantes do mundo, por se tratar de uma revista inglesa, etc, etc. Bobagem ou não, o ranking da Saint Pellegrino's saiu com os 100 melhores restaurantes do mundo e vejam só que alegria: temos 3 brasileiros na lista! Alex Atala com o seu D.O.M. (http://www.domrestaurante.com.br/) , que subiu de 7º para 4º lugar, Helena Rizzo, do Mani (http://www.manimanioca.com.br/site.html), ocupa a 51º posição e a deliciosa surpresa do primeiro restaurante carioca a entrar na lista: Roberta Sudbrack (http://www.robertasudbrack.com.br/) com o 71º lugar! Tivemos a honra e o prazer de provar um menu degustação na Roberta, que deixou todos da mesa boquiabertos, com os sabores delicados de todos os pratos, o frescor de TODOS os ingredientes e o capricho na apresentação, serviço, e tudo o que envolveu a noite deliciosa que passamos no restaurante da Roberta.

Ravioli de beterraba assada


A sobremesa com framboesas que pareciam ter sido colhidas naquele minuto, chocolate branco e telha de rapadura
Costelinha em baixa temperatura
Lagostins embrulhados em lâminas finíssimas de chuchu grelhado e crisps de casca de chuchu



Sobre a tal lista dos melhores do mundo, que sai todo ano, pela revista inglesa Restaurant http://www.theworlds50best.com/, o próprio ranking muitas vezes gera confusão. Há os que dizem que os chefs, tampouco seus restaurantes merecem tal posição... Acho muito grosseiro, isso. Em entrevista com Marília Gabriela, http://www.youtube.com/watch?v=cyBN2xjZV1I, o próprio Atala confirmou essas sandices, disse que vira e mexe tem que escutar isso, e disse também que o 4º lugar conquistado dá mais trabalho que prazer! rs... Disse que é melhor ficar na "zona de conforto" dos vigésimos! Nem imagino o trabalho que dá 'segurar' um 4º lugar nessa lista... só sei que ele merece, sim!

Mas, estou falando disso para focar num assunto delicado, que é o gosto de cada um. É, gosto mesmo, porque eu posso adorar costelinha com angu, mas tem gente que detesta. Com todo cozinheiro, a questão do gosto é bem delicada... o que é sensacional para nós, pode ser interpretado como uma bobagem pelo comensal que está sentado no seu restaurante, aguardando pelo seu melhor.
O meu melhor pode não ser o melhor que ele estava esperando! Complicado isso, não?
Por essas e tantas outras, muitas vezes ouvimos críticas que são extremamente construtivas, mas outras que devemos deixar passar, pois se trata de uma questão de gosto, e gosto, como falamos, é pessoal e muitas vezes esbarra no estilo dessas cozinhas, que são autorais, cheias de criatividade são pautadas nas experiências de vida de cada chef.

No menu da Roberta, por exemplo, o prato principal era uma costelinha assada em baixa temperatura, guarnecida por angu com fubá de Amarantina. Simples assim. E divinamente bem executado, com toda a técnica exigida para tal prato, e estava perfeito! Era uma costelinha com angu, num restaurante que está entre os 100 melhores do mundo. Fiquei muito orgulhosa das nossas raízes, das coisas da nossa terra, da carne de porco, tão renegada nos restaurantes tidos como "alta gastronomia". A Roberta, a Helena, o Alex, como tantos outros chefs e cozinheiros, já estão num patamar onde servir costelinha com angu impressiona o mais exigente comensal. Devagar, vamos contando aos brasileiros como se deve comportar diante de uma cozinha autoral. Primeiro, devemos respeitar o chef, suas experiências, seu knowhow e suas técnicas. Depois, levamos pra casa a reflexão do gosto pessoal. Pobre Alex!! Teve que ouvir que não merecia nem o 4º lugar no Brasil... Absurdo!




Nenhum comentário: