quinta-feira, 3 de maio de 2012

Saint Peter das Montanhas

Saint Peter é a nossa tão apreciada tilápia. E essa posse que temos pela tilápia só tem explicação na carna super saborosa, branquinha e delicada, que presta-se inclusive a sashimis, ceviches e outras preparações inusitadas. É um peixe de água doce, que foi trazido para o Brasil e que se adaptou tão bem ao nosso clima, que muitos de nós o consideramos daqui.
Nesta receita, que sai na Sabores de Minas, com muita honra, ao lado de grandes mestres das cozinhas mineiras, como Dona Sãozinha e suas cocadinhas e leitões assados, a tilápia é feita na manteiga nocciola ou noisette, que é a manteiga dourada, com aroma e sabor de avelãs. Perfeito para cozinhar a carne do peixe, que tem sua delicadeza realçada com os aromas da manteiga.
Para acompanhar e equilibrar esse mar de avelãs com peixe, um purê de banana da terra, bem brasileiro, com raspinhas de limão, que a Neide do Come-se ensinou, se for o limão capeta, fica ainda mais cheiroso... e requeijão de raspa da Cooperita, que é uma delícia, lembra o catupiry,só que com aqueles pedacinhos de requeijão raspado do fundo do tacho. Muito bom.
Arrematando o prato, crisps de taioba, aqueles folhões lindos que nascem pelas beiradas da horta, e como diz dona Cidinha "têm gosto de carne"...
Umas pimentas biquinho pra enfeitar e dar mais um pouquinho de acidez no prato, que tem corpo para o outono que nos agrada com seu friozinho...







Saint Peter das montanhas
(Filé de tilápia na manteiga queimada com purê de banana da terra, requeijão de raspa e crisps de taioba)


Ingredientes:
6 filés de tilápia
Sal e pimenta a gosto
100g manteiga sem sal
3 bananas-da-terra (aprox. 900 g)
½ xícara de leite de coco
¹/3 xícara de leite integral
150g requeijão de raspa
½ colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
Raspas de limão capeta ou taiti a gosto
2 folhas grandes de taioba
Óleo suficiente para fritar a taioba

Lave as taiobas e tire os talos, ficando só com as folhas. Seque e pique o mais fino que puder. Frite em óleo não muito quente por alguns segundos, apenas para ficarem crocantes. Reserve em tabuleiro com papel absorvente.
Lave, tire as pontas e corte as bananas ao meio, cozinhando em água por meia hora. Descasque e bata no liquidificador até ficar cremosa. Junte o requeijão e os leites aos poucos, tempere com sal e leve ao fogo, mexendo sempre. Junte a pimenta e as raspas de limão. Reserve aquecido.
Tempere os filés de tilápia com sal e pimenta do reino a gosto. Derreta a manteiga em frigideira antiaderente até ela ficar marrom e soltar um gostoso aroma de avelãs. Abaixe o fogo e coloque a tilápia na manteiga por dois minutos. Vire e deixe mais dois minutos. Sirva a tilápia regada com a manteiga queimada, o purê de banana e os crisps de taioba.Uns pedacinhos de requeijão e pimenta biquinho compõem bem o prato no final. Uma pitadinha de flor de sal e pronto.

Rende: 6 porções

Nenhum comentário: