sexta-feira, 16 de abril de 2010

Não tem pão? Comam brioches...

Se ela falou ou não, não vem ao caso. Mas, Maria Antonieta sabia o que era bom. Um brioche recém saído do forno, quentinho, com manteiga derretendo na fatia e uma boa xícara de café... eu podia viver disso pra sempre. Aliás, se eu tivesse que escolher 5 coisas pra comer o resto da vida, seriam: pão, azeite, vinho, queijo e castanhas. O pão podia ser o brioche, o azeite, um bom extra virgem, o vinho, um pinnot noir, o queijo, um minas meia cura e as castanhas do Pará. Viveria feliz para sempre...

















Brioches nos formatos nanterre (na frente) e parisiense (os gordinhos do fundo)

você vai precisar de:

- 1kg farinha de trigo

- 50g fermento biológico fresco*

- 150ml leite morno

- 150g açúcar

- 250g manteiga sem sal**

- 6 ovos

- 10g sal

*para a equivalência com o fermento biológico seco, basta usar 1/3 do recomendado para o fresco.

** temperatura ambiente

Prepare assim:

  1. Dissolver o fermento com o leite morno. Reservar. Peneirar a farinha, o sal e o açúcar sobre uma bancada ou tigela grande, misturados. Fazer um buraco no centro do monte e juntar, aos poucos, o leite com o fermento e os ovos. Ligar bem os ingredientes. Sovar a massa até que ela fique ligeiramente pegajosa e elástica, mas já desprendendo da bancada ou da tigela. Abrir a massa e espalhar cubos de manteiga em cima. Amassar para que os ingredientes se misturem. Bater a massa contra a bancada ou tigela, puxando-a para cima. Seguir sovando até que a massa fique lisa e homogênea.
  2. Polvilhar a superfície da massa com farinha, colocar em um recipiente e cubrir com um plástico filme, deixando descansar, em temperatura ambiente, por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  3. Achatar a massa para retirar os gases, trabalhar a massa por mais 1 minuto e levar à geladeira por no mínimo 1 hora, coberta com filme plástico. (Para um melhor resultado, deixar descansar na geladeira de 12 a 24 horas).
  4. Retirar a massa gelada para utilizar. Cortar no formato desejado (podem-se fazer bolotas e encaixá-las numa forma de bolo inglês ou usar forminhas parisienses parecendo florzinhas, tranças), e deixar fermentar até que dobre de volume. Pincelar a superfície com ovo batido, com cuidado. Levar ao forno pré-aquecido a 180° C por 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Um comentário:

pi disse...

A-hã! Então a senhorita já tem um blog de comidinhas!! Muito bom!!