domingo, 2 de março de 2008

Risoto de alho doce assado, tomilho e mascarpone


Na falta de tempo e na vontade de uma comidinha gostosa, elegante e que agrade a todos, não hesite em eleger os risotos. Eles se comportam muito bem e são como anjos caídos num domingo preguiçoso. Aqui vou passar a receita básica de risoto, que Jamie (Oliver) me ensinou e é minha aliada há um bom tempo. Essa variação vegetariana aqui é também uma sugestão do Jamie, que eu já vinha namorando desde que comprei esse livro (O Retorno do Chef sem mistérios). A doçura da polpa do alho e do queijo cremoso, com o aroma do tomilho... Vale cada mexidinha na panela. Ah! Mas como sou carnívora até o osso, claro que fiz uns bifinhos na manteiga pra acompanhar...




Ingredientes

- 1 medida básica de risoto (veja abaixo)
- 2 cabeças de alho, inteiras e com casca
- 1 bom punhado de tomilho fresco, folhas aparadas
- 150g de amêndoas esmagadas, quebradas ou picadas, do jeito que você achar melhor
- 2 punhados grandes de migalhas grossas de pão (também pode ser o de forma ou francês, a seu gosto)
- azeite
- sal
- 2 colheres de sopa cheias de mascarpone

Faça assim

Asse as cabeças de alho inteiras em uma travessa com um tiquinho de azeite no forno alto por cerca de 8 minutos ou até que fiquem tenras. Deixe esfriar um pouco e separe os dentes de alho, espremendo cada um para extrair a polpa doce. Adicione o alho e o tomilho no começo da Etapa 3 da receita básica de risoto. Em uma frigideira, toste as amêndoas e as migalhas de pão em um pouco de azeite até ficarem crocantes e douradas. Curta cada segundo do perfume delicioso que as amêndoas soltam ao serem tostadas. Tempere com um pouco de sal e reserve. Sirva o risoto com uma porção de mascarpone por cima e polvilhe com as migalhas de pão e as amêndoas tostadas. Impossível não cometer a gula do segundo prato.



Receita básica de risoto


Ingredientes

- aproximadamente 1,1 litros de caldo (frango, peixe ou legumes, conforme a sua receita)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola roxa grande picada bem pequenina
- 2 dentes de alho picadinhos
- ½ bulbo de aipo picadinho
- 400g de arroz arbóreo
- 2 taças de vermute branco seco ou vinho branco seco
- sal marinho e pimenta do reino moída na hora
- 70g de manteiga
- 115g de queijo parmesão ralado

Faça assim

Esta é uma receita base para qualquer risoto, lembrando só que se sua receita levar frutos do mar, esqueça o queijo parmesão! Eles nãos e dão. E fique atento à textura do risoto, que deve ser muito, muito cremoso, e nunca espesso e pesado. Vamos por etapas.

Etapa 1
Aqueça o caldo que combine com sua receita (legumes, galinha, carne, etc). Em uma outra panela, aqueça o azeite e a manteiga, acrescente a cebola, o alho e frite muito lentamente até ficarem macios. Quando os legumes estiverem assim, acrescente o arroz e abaixe o fogo.

Etapa 2
O arroz vai começar a fritar levemente, e você continua mexendo, devagarinho. Depois de um minuto, mais ou menos, ele vai ficar ligeiramente transparente. É a hora de aumentar o fogo, acrescentar o vermute ou vinho e continuar mexendo - o cheiro deve ser fantástico. O aroma e o gosto do álcool vão evaporar e deixar o arroz com uma deliciosa essência.

Etapa 3
Assim que o vermute ou o vinho evaporarem, adicione a primeira concha de caldo e uma boa pitada de sal. Diminua o fogo para o arroz não cozinhar demais por fora, ficando cru por dentro. Vá acrescentando o caldo aos poucos, de concha em concha, massageando o amido que se desprende do arroz, deixando cada concha de caldo ser absorvida antes de adicionar a próxima. Isso levará cerca de 15 minutos. Prove o arroz. Se estiver tenro, mas com certa consistência no grão, está pronto. Não esqueça de acertar os temperos.

Etapa 4
Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Mexa bem. Tampe a panela e deixe descansar de 2 a 3 minutos, no máximo! Essa é a parte mais importante para o risoto ficar perfeito, pois esta é quando ele se torna extremamente cremoso como deve ser. Sirva o mais rápido possível, enquanto o risoto mantém sua bela textura.

Agora é só inventar a sua receita. Sempre que quiser adicionar ingredientes como frango, aspargos, cogumelos, etc, faça isso no início da Etapa 3. Infalível.

2 comentários:

Marizé disse...

Adorei esse risoto.

As fotos estão lindas

Beijocas

Luciana Macêdo disse...

Risoto é uns dos pratos que mais gosto de preparar, você pode dar asas a imaginação.Esta receita está demais!
Bjs!