quarta-feira, 12 de março de 2008

Parfait crocante de nozes


Completando o menu da aula no Ville du Chef, aí está a sobremesa que fizemos: Parfait crocante de nozes. O melhor dessa receita é que pode ficar prontinha na geladeira esperando aquela visita inesperada ou um ataque súbito de vontade de comer doce. Delícia.

Crocante de nozes

- 100g de nozes picadas
- 75g de açúcar
- ½ xícara de água

Faça uma calda com a água e o açúcar. Leve ao fogo até ficar ao ponto de bala (grudenta nos dedos). Junte as nozes e mexa até que a calda grude nelas e elas se soltem da panela. Troque de vasilha (muito importante, senão a calda começa a derreter novamente, estragando o crocante) e reserve. Se ficar muito pedaçudo o crocante, você pode quebrar mais um pouquinho, colocando ele dentro de um pano de prato limpinho e quebrando com um martelinho de cozinha.

Creme
- 400g de creme de leite fresco
- 125g de açúcar de confeiteiro
- 8 gemas
- 8 claras

Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Reserve. Bata as gemas com a metade do açúcar até dobrar de volume. Reserve. Bata as claras em neve com o restante do açúcar e reserve. Misture as gemas batidas no chantilly e em seguida as claras. Tudo com muita delicadeza para as bolhas de ar não se desfazerem. Em uma vasilha de terrine faça camadas intercaladas de crocante e creme. Leve ao freezer por no mínimo 6 horas. Sirva com calda de cereja (geléia com água no fogo) e decore com calda de chocolate.

3 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Este creme serve de base para várias sobremesas deíciosas. Uns dias atrás postei uma e a base é um creme semelhante a este, e já estou preparando outra receita para esta semana. As que faço deixo no freezer e tiro na hora de servir.
Gostei bastante desta receita. Já anotei e farei com cereteza, pois é o tipo de sobremesa que marido e filhos adoram.
Bjs!

Marizé disse...

Isto parece-me uma delicia dificil de resistir.

Beijocas

Anônimo disse...

hummm , que delícia e com nozes, que eu adoro.. a foto está muito apetitosa.bjs e bom fim de semana