quinta-feira, 13 de março de 2008

Páscoa feliz!


Que Páscoa feliz! Estou a fazer ovos bem simpáticos, como esse aqui trufado. Simples e gostoso. A receita é a base pra trufa de chocolate, mas dá pra inventar outros sabores, como o de maracujá e limão: tire a glucose de milho, troque o chocolate ao leite pelo branco, a lata inteira por apenas 100ml de creme de leite e o chocolate em pó por 1/2 xícara de polpa (polpa e não suco, heim?!) de maracujá (para a de maracujá) ou 1/4 de xícara de suco de limão mais raspas de limão (para a de limão).

vai precisar de
(para 2 porções)

Recheio
1 lata de creme de leite
400g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de chocolate em pó
50g de glucose de milho (ou 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente)
2 colheres de sopa de conhaque, uísque ou rum

Base
500g de chocolate ao leite picado
500g de chocolate meio amargo picado

Faça assim

Recheio
Numa panela aqueça o creme de leite com a glucose (ou a manteiga). Quando começar a ferver nas beiradinhas, desligue o fogo e junte o chocolate meio amargo, mexendo até obter uma massa homogênea. Acrescente o chocolate em pó e a bebida e misture bem. Cubra com papel filme e leve à geladeira por cerca de 8 horas.

Base
Num refratário em banho-maria, coloque metade dos chocolates picados. A água não pode ferver, quando as bolhinhas começarem a se formar no fundo da panela, desligue o fogo e trabalhe o chocolate. Você também pode derreter o chocolate no microondas, misturando a cada minuto. Assim que estiver derretido, adicione o restante do chocolate e misture bem até ficar liso. Para fazer a temperagem troque o chocolate de refratário (frio) em banho-maria frio e mexa, incorporando bem até que o chocolate esfrie. Para verificar a temperatura ideal mergulhe um palitinho no chocolate e ponha entre o queixo e os lábios. Se estiver frio, está bom!

Montagem
Espalhe a primeira camada de chocolate nas formas para ovo de Páscoa (500g) e leve-as à geladeira para secar, com a cavidade voltada para baixo. Retire da geladeira e faça uma segunda camada de chocolate. Volte à geladeira para secar com a cavidade voltada para cima.
Retire as formas da geladeira e espalhe o recheio de trufa na parte interna, cubrindo com o restante do chocolate. Retire o excesso da forma e volte à geladeira para a secagem completa. Você sabe que está seco quando a forma ficar opaca. Desenforme com cuidado. Para unir as duas partes do ovo, você pode esquentar um tabuleiro em cima de uma panela com água no fogo. É só encostar as metades dos ovos no tabuleiro e grudar bem depressa uma na outra. Pra rechear os ovões, podemos fazer os ovinhos trufados. Pode ser desse mesmo jeito aqui, só que em formas pequenininhas ou podemos fazer mini-trufinhas, enrolando o recheio em bolinhas e passando no chocolate derretido.

3 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Deve ser bastante gratificante fazer os ovos com que vai presentear os que ama.
Estes trufados parecem uma delícia, derrete na boca.
Bjs!

Mari disse...

Ei , Foca! Adorei seu cantinho, passarei sempre por aqui. Beijos!

Anônimo disse...

Boa Pascôa!!!

Maria