domingo, 9 de maio de 2010

Gnocchi pra dar sorte!



Não tem essa de dia 29, todo dia é dia de gnocchi, ou aportuguesando, nhoque mesmo.



Massa macia, suculenta na boca, que recebe maravilhosamente uma enorme gama de molhos, o nhoque não é um bicho de sete cabeças. Batatas cozidas, farinha ou sêmola, ovo, noz moscada, sal e pimenta. Delicadeza pra incorporar todo mundo e diversão pra fazer os pequenos bolinhos ovais, prontos pra se unirem ao molho espesso e farto que deve acompanhá-los.



A receita da massa é de um amigo, grande cozinheiro, o Campagnolo, com quem tive o privilégio de trabalhar no Café Riso e Etc, em Floripa. O molho foi a ideia da hora no dia. Shimeji seco na despensa (hidratado em fundo escuro e um pouco de vinho tinto seco), contra filé na geladeira (em pequenas iscas, salteado em azeite, com a frigideira deglaçada com mais vinho tinto seco, secando até sumir o aroma etéreo), fundo escuro dando sopa por ali também (depois de secar o vinho do contra filé, juntei o fundo, mais os cogumelos hidratados), pronto.

Para 4 pessoas
você vai precisar de:
- 200g sêmola
- 600g de batatas
- 20g de manteiga
- 1 ovo
- noz moscada, sal e pimenta q.b.

Faça assim:
Cozinhe as batatas em água por 20 minutos e depois escorra e asse em forno médio, a 180°C por 40 minutos ou até que estejam cozidas. Amassá-las ainda quentes e incorporar a manteiga, o sal, a noz moscada e a pimenta. Faça um vulcão com a sêmola e no buraco junte primeiro o ovo e depois o purê, incorporando tudo, com muita delicadeza - as batatas não gostam de muita manipulação. Faça rolinhos da grossura de um dedo, corte em pedaços de mais ou menos 1,5cm e vamos moldar os nhoques: com a mão esquerda, segure um garfo com as costas viradas pra fora. Com a mão direita, aperte os pedacinhos de massa contra o garfo, deslizando o nhoque pra baixo, ficando com um lado estriado, com as marcas do garfo, e no outro um buraquinho, do seu dedo. Essas texturas na massa faz com que o molho grude ali, entrando no nhoque... coisa linda.
O molho deve seguir sua criatividade ou mesmo aproveitar o que se tem na geladeira de forma harmônica e com bom senso. Boas opções: a receitinha rápida ali de cima com cogumelos secos ou frescos e carne vermelha, molho de tomate e manjericão ou molho de gorgonzola com creme de leite. Simples e delicioso... ah, sempre com parmesão ralado na hora por cima. E azeite extra pra perfumar ainda mais o prato. Salvem os italianos!

Um comentário:

Ju disse...

ai mari, quantas delicias!!!
nossa lembra do rafa pentelhando com aquele nhoque... mas que era bom era... beijos meu amor!!! saudade!