quarta-feira, 2 de abril de 2008

Lombinho de porco com aspargos na manteiga de hortelã

Foto by Clive Streeter

Isso sim me deixa feliz: chegar no mercado e encontrar aspargos frescos por um preço camarada. E estavam tão lindos, pedindo pra serem levados! E outras peças lindas que piscaram pra mim foram uns lombinhos de porco. Lá fui eu inventar uma receita noturna. O amor comeu e lambeu os dedinhos, portanto acho que deu tudo certo.

Foto by Tom Grill

Para a carne

- 1 lombinho (mais ou menos 400g)
- raspas e suco de 1 limão (siciliano)
- 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1 colher de chá de sal
- 1 punhado de tomilho (usei o seco, mas ser o fresco, só que em maior quantidade)
- 2 dentes de alho
- 1 cebola roxa média
- 2 colheres de azeite
- ½ taça de vinho branco seco

Num pilão soque o tomilho, o sal, o alho e a pimenta até virar uma pasta. Junte as raspas e o suco do limão mais o azeite e esfregue por todo o lombinho, deixando tomar gosto por, no mínimo, meia hora. Em uma panela com um fio de azeite, frite o lombinho até dourar de todos os lados. Pique a cebola em pedaços grandes e coloque na panela junto com a carne. Junte o vinho, um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar, virando sempre a carne e pingando água, para que cozinhe por igual e lentamente. O meu lombinho ficou pronto em meia hora. Não cozinhe demais a carne, ela só vai perder suco, ficando ressecada e dura. No final, esses pedações de cebola ficam doces e macios, ótimos pra comer com a carne.

Foto by Annabelle Breake

Para os aspargos

- 8 aspargos frescos
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 bom punhado de hortelã fresca
- parmesão a gosto

Prepare os aspargos retirando as pontas duras e descascando sua base. Para saber até onde vai a ponta dura, segure no meio de cada um e na base, quebrando suavemente. Ele vai quebrar onde está macio. Para tirar a casca, o melhor é um descascador de legumes, que tira apenas o necessário, deixando sua linda polpa para nossos ávidos estômagos e não para o lixo. Cozinhe os aspargos no vapor ou em água fervente até que fiquem tenros. Cozinhei os meus em água fervente por 6 minutos e ainda guardei o caldo cheiroso para perfumar algum risotinho. Ah, deixe pra fazer os aspargos na hora de servir. Antes prepare a manteiga de hortelã, que é simples e extremamente saborosa. A manteiga deve estar a temperatura ambiente, molenga. Pique a hortelã pequenininha e misture na manteiga apertando as folhinhas, pra elas soltarem seu aroma. Retire os aspargos ainda bem quentes e sirva com nacos da manteiga por cima mais parmesão ralado na hora, a seu gosto, acompanhando o lombinho com as cebolas.

8 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Domingo fiz lombinho, aqui em casa todos gostam.Gostei do acompanhamento, uma idéia a por em prática.
Bjs!

Marizé disse...

Gosto de acompanhar espargos com manteiga aromatizada, é como gosto mais de os saborear.

Bjs

edinha disse...

Gostei desta receita
Beijinhos

claudia disse...

Que carninha deliciosa!!

Leo Gonçalves disse...

Oi. Não conhecia seu blog e gostei bastante. O lombo é uma ótima pedida. Eu costumava fazer um recheado com gorgonzola e shitake, tipo um rocambole. Fica bom também. A propósito, engraçado a quantidade de publicitários que encontro entre os blogs de comida. Parece que a gente não consegue mesmo viver com a cabeça só na agência. Aliás, quanto mais atividades extra mundo publicitário, melhor...

Fabrícia disse...

Parece delicioso...adoro carne de porco.
Bjs.

Unknown disse...

Olá
Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
http://agricabaz.blogspot.com/
agricabaz@gmail.com
Obrigada

Marcia disse...

Blog delicioso. Coms sua licença, voltarei mais vezes.