quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Petisco infalível

Pra comemorar o aniversário, nada melhor que os amigos, uns petiscos e uma bebidinha pra agitar os ânimos! Como foi no sítio, com gente chegando e saindo em horários diferentes, pensei em algo que pudesse ficar servido ali, por algum tempo, sem perder o sabor. Lembrei da Carne Louca que o Atala ensinou outro dia no Mesa para Dois. Era um programa especial de verão e o tema do dia eram as comidas de praia. Depois de uma reportagem bem legal com a Quaresma em Ipanema, no Rio, mostrando os quitutes mais famosos por ali, Atala mostrou como seria uma autêntica "farofa praiana" de um chef. E uma das receitas era essa carne, que me serviu bastante por ser algo prático pra fazer e fácil de comer.

Pra acompanhar a carne, fiz umas batatinhas do Jamie ao molho verde. Saborosíssimo! Divirtam-se!


Carne louca



Ingredientes

- 1kg de músculo
- 2 cebolas médias
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão
- 1 alho-poró (somente a parte branca)
- 1 pimentão vermelho
- vinagre de vinho tinto
- 1 xícara de salsinha picada (eu coloquei inteira mesmo, adoro!)
- sal e pimenta


Preparo

Em uma panela de pressão, doure o músculo com um fio de azeite e acrescente sal. Adicione uma cebola, a cenoura, o salsão, o alho e o alho-poró picados grosseiramente, e refogue por alguns minutos. Adicione as ervas, menos a salsinha, cubra a carne com água, tampe a panela de pressão e cozinhe por 40 minutos. Destampe a panela e deixe o caldo reduzir. Corte o pimentão e a outra cebola em tiras finas. Desfie a carne, volte com ela para a panela, coloque o pimentão, a cebola, um pouco de vinagre e a salsinha, abafando a panela com uma tampa. Deixe por alguns minutos até a cebola e o pimentão ficarem ligeiramente murchos. É ainda mais gostoso se feito de véspera!



Batatas ao molho verde (minha adaptação da receita do Jamie!)



Ingredientes


- 2 kilos de batata bolinha (aquela pequenina)
- 4 dentes de alho
- 1 maço de salsa
- 1 bom punhado de sálvia
- 1 maço de hortelã
- 1 vidro pequeno de alcaparras
- 2 colheres de sopa de maionese
- sal e pimenta
- azeite que baste para "unir"o molho


Preparo

Primeiro prepare o molho, que deve ser unido às batatinhas ainda quentes. Pique todos as ervas, as alcaparas e o alho bem pequenininho, o menor tamanho que você conseguir. Depois junte a maionese, o azeite e tempere com sal e pimenta. Cuidado, pois as alcaparras já são salgadas. Cozinhe as batatinhas em bastante água até ficarem cozidas, mas sem desmanchar. Junte o molho nelas ainda quentes e deixe esfriar para servir. Essa receita não fica boa de um dia para o outro, devendo ser consumida o quanto antes!

Nenhum comentário: