quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Frango assado fantástico

Diz o Jamie que esse frango fantástico é primo do frango perfeito, outra receita dele. =] Eu nunca experimentei o perfeito, mas esse primo dele aqui... é de dar água na boca. Bom pra fazer numa tarde de domingo, tomando um vinho, sem compromisso...

Ingredientes
Para 6 pessoas

- 1 frango de aproximadamente 2 kg
- 1 limão siciliano grande
- 200g de presunto de Parma em fatias finas
- 2 dentes de alho descascados e picados finamente
- 2 bons punhados de tomilho fresco, folhas aparadas e bem picadas
- 120g de manteiga, amolecida
- 1 kg de batatas, descascadas, cortadas em pedaços grandes
- 1 salsão (aipo) grande, descascado
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta


Esse é o jeito mais fácil de amarrar!
Preparo

Preaqueça o forno e uma assadeira de tamanho apropriado à temperatura de 220º C. Lave o frango por dentro e por fora e seque-o com toalhas de papel absorvente. Com os dedos, separe a pele da carne do peito. É importante pressionar gentilmente a carne para baixo, tendo o cuidado de não rasgar a pele. Com um descascador de legumes, retire e pique a casca amarela do limão, reservando o limão descascado. Então rasgue o presunto e coloque-o em uma tigela com a casca do limão, o alho e o tomilho. Tempere e depois amasse tudo isso com a manteiga. Passe essa mistura no espaço que você abriu entre a pele e a carne – esfregue o que restar dentro e ao redor da ave. Jamie ensina a amarrar o frango antes de assar e não tem segredo nenhum. Pode seguir as fotitas sem medo, dá certinho (vou ficar devendo as fotos, amanhã digitalizo a imagem do livro e posto aqui pra vcs). Faça talhos nas coxas do frango para permitir que o calor penetre um pouco mais, o que lhe dará um melhor sabor. Corte o limão descascado ao meio e enfie na cavidade do frango com duas folhas de louro. Então, coloque o frango na assadeira quente e asse no forno preaquecido por 25 minutos.

Enquanto o frango estiver assando, cozinhe levemente as batatas em água salgada por 10 minutos e escorra. Corte o salsão em pedaços irregulares com aproximadamente o mesmo tamanho dos pedaços de batata. Ao fim de 25 minutos, retire o frango do forno. A manteiga já derreteu, temperou e cozinhou o frango no fundo da assadeira. Só faltam as batatas e o salsão. Jamie ensina a levantar o frango da assadeira enfiando um garfo ou colher grande na cavidade, para então misturar e cobrir os vegetais com a manteiga do fundo da assadeira. Coloque o frango de volta por cima dos vegetais e asse por mais 45 minutos. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir. Depois que a carne e os vegetais forem retirados, um molho suave poderá ser preparado na assadeira sobre o fogão com um pouco de vinho ou caldo, uma fervura rápida e uma raspada. Magnífico.

Nenhum comentário: