sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Torta fofinha de banana



Banana, mel e canela. Combinação clássica e prá lá de gostosa. E essa torta é a coisa mais simples de fazer, não te toma mais que meia hora. Fiz a minha tardão da noite, depois de um dia comprido de trabalho, que não acabava mais, e quando vi já tava pronta. Foi um surto de vontade de comer doce, devidamente sanado. O amor também aprovou, pois não sobrou nem uma pontinha! =D Hummm, e as beiradinhas ficam croques, uma delícia.
Essa medida faz uma assadeira pequena. Se quiser uma torta maior, pra mais gente, dobre ou triplique a receita.

Ingredientes
- 6 colheres bem cheinhas de sopa de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- 50g de manteiga gelada
- 1 colher rasinha de sopa de fermento em pó
- 5 bananas maçã gorduchas
- 1 ovo
- ½ xícara de chá de leite
- canela para polvilhar
- manteiga e farinha para untar

Para o caramelo que você vai jogar sobre a torta depois de pronta
- ½ xícara de chá de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 4 colheres de sopa de mel

Monte a torta assim
Coloque em uma vasilha a farinha, o açúcar e o fermento. Misture. Adicione a manteiga e mexa com as mãos até obter uma farofa. Reserve. Coloque o leite e os ovos em uma vasilha. Misture e reserve. Corte as bananas em 3 fatias no sentido do comprimento. Reserve.
Unte uma assadeira com manteiga e espalhe parte da farofa. Por cima da farofa, faça uma camada com as bananas fatiadas. Regue com o leite e os ovos reservados. Faça uma segunda camada de farofa e mais uma de banana, regando novamente com o leite. Polvilhe por cima um tico de canela em pó. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até ficar douradinha por cima. Enquanto isso faça a calda. Coloque, em uma panela, a água e o açúcar. Leve ao fogo e ferva por aproximadamente 10 minutos (até obter uma calda com cor de guaraná). Quando a torta estiver assada, regue com a calda e coma ainda quentinha. É um pecado calórico...

Nenhum comentário: